Ensino de Qualidade
Ensino de Qualidade
Ensino de Qualidade
Ensino de Qualidade
Ensino de Qualidade

Eventos

Concerto por Rui Martins- Guitarra

7/11 - 18 horas Ermida de São Sebastião

 

Biografia :


Rui Martins, guitarrista, nasceu em 1958 em Portugal onde fez os seus estudos de musica (Acústica, Historia, Harmonia, Solfejo, Analise, coro e guitarra) na Academia e no Conservatório de Musica de Lisboa com os professores :J. Coutinho , N.V.de Almeida, Fernando Eldoro e o mestre P.Nagy .
Depois de ter adquirido o diploma do curso geral de guitarra na Academia de Musica de Lisboa, vai aperfeiçoar-se em França com o mestre A.Ponce e A.Weber (professores do conservatório superior de Paris) em guitarra e harmonia e também com o professor M.Rosset ,e assim obter o diploma superior de guitarra do conservatório nacional de região de musica da Aubervilliers la Courneuve e a medalha de ouro – 1° prémio ( diploma superior )da escola nacional de musica de Fresnes –França.
As suas actividades como musico vão de concertista a professor de guitarra clássica no conservatório de musica de Bois–Colombes (região parisiense) et na escola de musica de St.Witz –Roissy em França , dirige as orquestras de guitarra dos dois estabelecimentos . 
Organizador dos encontros de guitarra de St.Witz (França) et director da orquestra ,membro da comissão et dos concursos da U.C.E.M.95 e 92 ( França ), dirige a orquestra da A.D.I.A.M.95 para o aniversario dos seus 25 anos , Júri e programador de diversos concursos do ensino musical em França.
Também é compositor de peças de carácter pedagógico e de concerto para guitarra, coro, quarteto de cordas e orquestra, as quais estão editadas na editora francesa “Éditions Gérard Billaudot”,"René Martin-Editions-da camera".As encomendas mais significativas são a da associação "les Triolets " pelo seu 40° aniversário (coro e orquestra) "Au-delà de la Terre Sacrée", encomenda do quarteto "Hélios"
(flauta e trio de cordas) pela peça "Labyrinthe", para o CD: “Quatuors pour flûte & cordes du XXe siècle", Duo françês( guitarra-violino) “Iris”, Duo finlandês (guitarra-bandoneon) “Kirmari”, encomendas para o quarteto Blue Baroque, encomenda da UCEM 95 para orquestra de guitarras e outras peças para diversos duos e formações com guitarra, etc.
Actuou em concertos nos festivais: Estoril, Sintra, Centro das Boas- Artes de Lisboa, Televisão e Rádio Nacionais Portuguesas, teatro da Trindade, 1º Encontro de Guitarra de Lisboa (Palácio das Galveias) Cruzeiros Paquet, Festival Estival de Paris, Festival de dança contemporânea de Usés , Embaixada da Finlândia, Solista da orquestra « Harmonie » dirigido por B.Maffei , Igreja de St.Roch em Paris, Hôtel de Coulanges, Maisons de l'Europe en Paris, são as mais significativas actuações.
Actualmente lecciona nos conservatórios de Vila Real de St. António, Academia de Tavira e trabalha como formador na Associação de Guitarras do algarve e Orquestra juvenil de guitarras do Algarve. Lecionou nos conservatórios de Faro (Regional do Algarve Maria Campina) e Olhão.É membro do quarteto de guitarras “Concordis”, do projecto de “Sara Gonçalves e os Alma” , “Raquel Peters e os Alma” da associação de guitarra do Algarve. Tem actuado em diversos Centros culturais e Municipios do País, hotéis do Algarve:Tivoli, Santa Eulália, Galé,Vila Joya, Riu Palace,CS-Albufeira, Junta de Turismo do Algarve, Congresso de medicina promovido pela empresa farmacêutica Pfizer - Congresso do turismo europeu (organizado pela junta do turismo regional do Algarve)- Inauguração do arquivo histórico de V.R.S.A. ( com a presença do ministro da cultura) Casinos Solverde , Inauguração do cruzeiro “ Douro Azul ” ( 1º cruzeiro a fazer a rota do Algarve) - Congresso Ibero-americano em V.R.S.A ( com as presenças dos reitores das universidades de Sevilha e Faro, Governador Civil , Director Regional da Educação e presidentes dos municípios).Participou em diversos programas de televisão na RTP1 e SIC internacional.
Participações musicais em lançamentos de diversos livros nos quais se destacam os autores : Conceição Pires, Maria Coriel, Neto Gomes, José Alexandre Pires, Luís Miguel Rocha. Exposição de fotografia “4Fs” - I Grande Gala de Beneficência do Rotary Clube de Tavira,Gala da empresa “ Zenith Corporate Comunication Lda. ( sitiada em Londres) sobre o tema “ a visão do futuro” Empresa Romantic Corporation. Participações em espectaculos com as seguintes cantoras : Ute Lumper e orquestra do Algarve dirigido por Cesário Costa, Rosa Márcia e Soninha Gargiulo em tourné pelo Brasil.